Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os tratamentos para infertilidade masculina?

Casal hétero jovem e branco. O homem está frustrado e a mulher tentando consolá-lo.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Definida pela baixa capacidade reprodutiva, a infertilidade masculina possui tratamento, em diversas situações. Entenda o que a causa e formas de contornar o problema

Um problema que afeta a capacidade reprodutiva, a infertilidade afeta cerca de 7% da população masculina, globalmente. Pode ser causada por baixa contagem de espermatozoides, problemas de motilidade ou anomalias morfológicas.

Fatores como problemas hormonais, doenças genéticas ou condições médicas também podem contribuir. O diagnóstico e tratamento para infertilidade masculina envolvem uma avaliação médica para identificar sua causa.

Realize uma avaliação da sua fertilidade!

Como é feita a avaliação da fertilidade masculina?

A avaliação da fertilidade masculina geralmente se inicia com a análise do histórico clínico do paciente, somado a um exame físico. Depois disso, alguns exames laboratoriais devem ser feitos, para estudar a qualidade do sêmen e sua contagem, além da motilidade e morfologia dos espermatozoides.

O profissional especializado também pode solicitar exames complementares para verificar níveis hormonais e detectar possíveis infecções. Em situações específicas, exames de imagem, como ultrassonografia ou biópsia testicular, podem ser realizados para avaliar a anatomia e detectar possíveis problemas estruturais.

Informações como estilo de vida e fatores de risco também são estudadas pelo especialista em reprodução humana ou um outro profissional especializado. Entender o problema é essencial para definir um possível tratamento para infertilidade masculina.

Quais são os tratamentos para infertilidade masculina?

Existem diversas opções de tratamento para infertilidade masculina, dependendo do que causa a situação. Alguns mais frequentes incluem os expostos a seguir.

Medicamentos

Em certos casos, medicamentos podem ser bons aliados no tratamento para infertilidade masculina. Eles são capazes de tratar condições como baixa contagem de espermatozoides, problemas hormonais ou infecções.

Vitaminas e antioxidantes também podem se mostrar eficientes no tratamento para infertilidade masculina. Alguns estudos apontam que a suplementação com antioxidantes, como a vitamina E, a vitamina C e o coenzima Q10, pode ajudar a melhorar a qualidade do esperma em homens com infertilidade relacionada a estresse oxidativo.

Terapia hormonal

A terapia hormonal, em alguns casos, pode ser uma opção de tratamento para infertilidade masculina. Especialmente em casos como:

  • Estimulação da produção de esperma: a administração de hormônios gonadotróficos, como o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), pode ser utilizada para estimular a produção de esperma pelos testículos em casos de baixa contagem;
  • Correção de desequilíbrios hormonais: a terapia hormonal é capaz de corrigir desequilíbrios hormonais que possam afetar a produção de esperma. Por meio desse tratamento, é possível melhorar tanto a qualidade quanto a quantidade de espermatozoides;
  • Tratamento de condições médicas subjacentes: algumas condições médicas podem causar baixos níveis de hormônios reprodutivos, afetando a fertilidade masculina. A terapia hormonal pode ser usada para tratar essas condições e restaurar a função reprodutiva;
  • Melhora da motilidade dos espermatozoides: em alguns casos, a terapia hormonal pode ajudar a melhorar a motilidade dos espermatozoides, permitindo que eles se movam mais eficientemente e aumentando as chances de fertilização.

Cirurgias

Algumas cirurgias podem ser necessárias no tratamento para infertilidade masculina, porém é essencial ressaltar que nem todos os casos de infertilidade podem ser corrigidos desta forma. Por exemplo, no caso de obstrução do sistema reprodutor masculino, que impede a passagem do esperma, uma cirurgia pode ser realizada para remover ou reparar essas obstruções.

Agende uma consulta para tratar a sua infertilidade!

Inseminação intrauterina

Na inseminação intrauterina, também conhecida como inseminação artificial, o esperma é coletado, preparado em laboratório e inserido diretamente no útero durante o período fértil da mulher.

Pelo fato de o sêmen ser processado em laboratório, é realizada a seleção dos espermatozoides. Por isso, a inseminação intrauterina é uma boa opção no tratamento para infertilidade masculina, principalmente em casos de baixa contagem ou baixa motilidade dos espermatozoides e problemas com a ejaculação.

Fertilização in vitro (FIV)

A fertilização in vitro (FIV) é um tratamento de reprodução assistida que pode ser utilizado para tratar casos de infertilidade masculina. Neste procedimento, ocorre a fertilização do óvulo fora do corpo da mulher, em laboratório, e posteriormente os embriões resultantes são transferidos para o útero.

Como a fecundação é feita em laboratório, ou seja, fora do corpo da mulher, problemas como baixa motilidade, baixa contagem de espermatozoides e azoospermia (ausência de espermatozoides na ejaculação) são contornados.

Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI)

A injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) é uma técnica utilizada no tratamento para infertilidade masculina que faz parte da fertilização in vitro (FIV). Nessa técnica, um único espermatozoide é selecionado e injetado diretamente no óvulo para facilitar a fertilização.

A ICSI oferece a oportunidade de fertilizar o óvulo mesmo em situações em que a fertilização convencional pode ser dificultada pela baixa quantidade ou qualidade dos espermatozoides. Ela é realizada em laboratório, sob condições controladas, por profissionais especializados em reprodução assistida.

PESA, MESA, TESE e Micro-TESE (para casos de azoospermia)

PESA, MESA, TESE e Micro-TESE são procedimentos cirúrgicos utilizados no tratamento para infertilidade masculina quando há azoospermia. Esses procedimentos são realizados para obter espermatozoides diretamente dos testículos ou do epidídimo, a fim de utilizá-los em técnicas de reprodução assistida.

Entre em contato com a Clínica Pronatus e agende sua consulta agora.

Fontes:

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde

Hospital Sírio Libanês

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus