Menopausa

A menopausa é acompanhada de sintomas físicos, mentais e psicológicos, que precisam ser tratados

A menopausa é a última menstruação, que ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, podendo ser precoce quando ocorre por volta dos 40 anos. Ela é diferente do climatério, fase entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, e pode ser dividida em três etapas:

• Pré-menopausa: estágio assintomático em que o corpo começa o climatério, reduzindo a produção de hormônios, com duração média de 8 anos;
  • Perimenopausa: fase seguinte, em que os sintomas começam a aparecer, finalizando ao completar um ano sem menstruação;
  • Pós-menopausa: a última etapa, que se estende até o final da vida, com as consequências da menopausa.

O que é a menopausa?

A menopausa é um processo natural, que ocorre porque a mulher já nasce com os folículos responsáveis pela produção de óvulos. Essa reserva diminui progressivamente durante a vida, de forma significativa em cada menstruação, desde a primeira, chamada de menarca, até a última, denominada menopausa.

Como não é possível criar folículos para a reprodução de óvulos, ao terminar o estoque, os ovários entram em falência e os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona caem. Acontece então a última menstruação, que marca o fim da fase reprodutiva feminina.

A menopausa também pode ter causas não naturais, como nos casos em que está ligada à retirada cirúrgica dos ovários, geralmente associada à insuficiência ovariana e em tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Climatério e menopausa

Enquanto a menopausa consiste na última menstruação, o climatério é o período de transição que leva até ela. Assim, a confirmação do término dos fluxos menstruais acontece apenas após 12 meses consecutivos, assinalando o final da fase reprodutiva da mulher.

Quais são os sintomas da menopausa?

Os indícios da menopausa durante o climatério são diferentes entre as mulheres. Conforme a quantidade de hormônios diminui, os sinais aumentam. Até a chegada da menopausa, a mulher sente sintomas como:

• Menstruações irregulares, podendo ser mais escassas ou mais intensas;
  • Menstruações menos ou mais frequentes;
  • Ondas de calor, que são intensas no rosto, pescoço, acompanhadas de rubores, suores e palpitações;
  • Alterações de humor, depressão, ansiedade e problemas de memória;
  • Insônia, piorados com as ondas de calor;
  • Queda da libido, acentuada pela baixa produção de hormônio e por questões relacionados à autoestima;
  • Enfraquecimento dos órgãos genitais;
  • Diminuição na espessura da mucosa vaginal e na lubrificação;
  • Alterações no cabelo, pele e unhas.

Entre em contato e agende sua consulta

Quais são as consequências físicas da menopausa?

Com a queda hormonal, o organismo sofre mudanças após a menopausa. A concentração de gordura na região abdominal é uma delas. Esse acúmulo está associado ao aparecimento de doenças, como a diabetes.

A perda de massa óssea é mais uma das consequências da menopausa por levar ao desenvolvimento de osteoporose e aumentar o risco de fraturas. Em alguns casos, o médico pode solicitar o exame de densitometria óssea para investigar essa doença.

Também existe o risco aumentado para doenças cardiovasculares devido à diminuição do estrogênio, sendo a doença coronariana a causa principal de mortes após a menopausa. Segundo o Hospital do Coração de São Paulo (HCor), há um aumento de 30% nas enfermidades do coração nessa fase da vida.

Quais cuidados tomar durante a menopausa?

Como a menopausa provoca alterações no organismo, alguns cuidados devem ser tomados para preservar a saúde física, mental e emocional. A rotina saudável é uma aliada para enfrentar os sintomas do climatério e evitar doenças, assim como as consultas regulares para análises médicas.

A prática de exercícios físicos ajuda nos quadros de melancolia e ansiedade comuns nessa fase. Seguir uma dieta equilibrada, além de contribuir com a saúde mental, diminui a possibilidade de desenvolver ou agravar diabetes, colesterol e triglicérides.

A ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D são benéficos na menopausa. Como a deficiência de estrogênio prejudica os ossos, a vitamina D aumenta a absorção de cálcio, reduzindo a perda óssea e o risco de fraturas.

Diagnostico

Quando a mulher não teve menstruação há um ano e possui sintomas relacionados ao climatério, é diagnosticada a menopausa. Assim, as queixas da paciente sobre os sintomas são os principais indicativos.

O médico pode solicitar exames para confirmar a menopausa. O exame de sangue é utilizado para medir o nível de hormônios e os pélvicos para verificar o surgimento de mudanças no aparelho reprodutor feminino características dessa fase.

Como tratar a menopausa?

Embora a menopausa não seja uma doença, principalmente nos casos em que ocorre sem a indução precoce causada por outras enfermidades, ela marca uma nova fase de alterações significativas no organismo, sendo necessário ajustar a rotina.

Alimentos nutritivos contribuem para evitar doenças. Ainda assim, considerando que a mulher passa décadas com os efeitos da queda dos hormônios, dificultando o controle dos sintomas e de distúrbios que surgem, a reposição hormonal é indicada para uma melhor qualidade de vida.

Reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal é efetiva para tratar os sinais do climatério e as consequências após a menopausa. O procedimento costuma ser feito com a combinação de estrogênio e progesterona para compensar a falta da produção natural.

Assim, a reposição alivia sintomas como as ondas de calor, a secura vaginal, a incontinência urinária e quadros de depressão e irritabilidade. Como ela pode desenvolver doenças cardiovasculares, distúrbios hepáticos, trombose, câncer de mama e de endométrio, o acompanhamento médico deve ser mantido.

As pacientes costumam receber a indicação até 10 anos após a menopausa ou até completar 60 anos de idade. Porém, a introdução ou interrupção do tratamento depende da análise do médico, que deve acompanhar os efeitos por meio de consultas e exames.

Como ter uma vida saudável após a menopausa?

A mulher deve manter consultas periódicas com o ginecologista mesmo após a menopausa e implementar hábitos saudáveis que proporcionam bem-estar. Entre as recomendações, estão:

• Praticar atividades físicas diariamente;
  • Ter uma alimentação nutritiva e equilibrada;
  • Não fumar e não ingerir bebidas alcóolicas;
  • Evitar ganhos excessivos de peso.

Entre em contato e agende sua consulta

A Pronatus é uma clínica especializada no cuidado com a saúde da mulher. Agende agora uma consulta.

Fonte: