Pré-natal

Todas as gestantes devem fazer um acompanhamento médico com a realização de exames e consultas para garantir a saúde da mãe e do bebê

A gravidez é um período de grandes transformações físicas e emocionais que exigem cuidados específicos que devem ser bem planejados. O pré-natal é todo o processo de acompanhamento médico durante a gestação para garantir o bem-estar e a saúde da mãe e do bebê.

Entre esses cuidados, o pré-natal envolve uma série de consultas de rotina com o médico obstetra e uma equipe multidisciplinar para monitorar a evolução da gravidez, esclarecer as dúvidas sobre a gestação e o parto, além de orientar sobre amamentação e outros cuidados com o bebê.

No pré-natal, o médico solicita vários exames que servem para verificar o estado de saúde da mãe e do bebê, além de identificar a idade gestacional, a classificação de risco da gravidez, tirar dúvidas quanto à escolha do tipo de parto e tratar possíveis doenças que possam surgir. Durante o pré-natal, acontece um dos momentos mais emocionantes de toda a gravidez, quando a mãe vê o seu filho pela primeira vez e ouve os batimentos do coração no exame de ultrassom. Entenda mais sobre a importância do pré-natal a seguir.

Agende uma consulta com um obstetra para começar o meu pré-natal!

Por que é importante fazer o pré-natal?

A recomendação do Ministério da Saúde é que sejam feitas ao menos seis consultas de pré-natal, mas em casos de gravidez de risco, o acompanhamento deve ser mais frequente. O pré-natal é importante para a prevenção e detecção precoce de doenças maternas e fetais para reduzir os riscos da gestante e bebê, proporcionando um parto seguro e que garanta o bem-estar de ambos.

Os exames que fazem parte do pré-natal permitem fazer um monitoramento da saúde da mulher, inclusive, identificando doenças que poderiam estar evoluindo de forma silenciosa, como diabetes, doenças cardiovasculares, anemias etc. Assim, é possível adotar tratamentos que a beneficiam não só durante a gestação, mas por toda sua vida.

Em relação à saúde do bebê, os exames podem detectar alguns problemas fetais precocemente que podem ter tratamento intrauterino, possibilitando que o recém-nascido leve uma vida normal.

O pré-natal é importante também para a gestante esclarecer todas as suas dúvidas sobre as transformações pelas quais seu corpo passa durante a gravidez e a melhor forma de solucioná-las. Por essa razão, os cuidados oferecidos têm o objetivo de fornecer todo um suporte, tanto para a parte física quanto para a psicológica, especialmente se for a primeira gestação da mulher. A participação dos companheiros ou de algum familiar nas consultas é fundamental para ajudar a mulher a passar por todo esse processo da melhor forma possível.

Na Pronatus, o pré-natal é encarado como uma assistência dentro do processo, que termina no parto. A mulher recebe um cartão de identificação para acompanhar todo o cronograma de consultas, realizadas com uma equipe multidisciplinar para possibilitar uma gravidez tranquila e um parto saudável.

Preciso do acompanhamento de um obstetra no meu pré-natal!

Quando começar o pré-natal?

O ideal é que o pré-natal comece até mesmo antes da gravidez, na época em que o casal decide ter um filho. Essa consulta prévia é importante para o médico fazer algumas orientações sobre os cuidados pré-gestacionais. Se não for possível, é essencial iniciar o acompanhamento a partir do momento da descoberta da gestação, dentro do primeiro trimestre de gravidez. As consultas com o obstetra e equipe são realizadas mensalmente até a semana 35 e têm sua frequência reduzida até o final da gestação.

A primeira consulta é uma das mais importantes, pois é nesse momento que o médico procura entender o histórico de saúde da mãe ao analisar hábitos de vida, verificar doenças preexistentes e pedir uma série de exames. Ao longo das consultas de pré-natal, a equipe médica acompanha a evolução da gravidez verificando alguns dados da mãe e do bebê, como:

• Peso;
  • Pressão sanguínea;
  • Sinais de inchaço nas pernas e nos pés;
  • Altura uterina;
  • Batimentos cardíacos do feto;
  • Quantidade de líquido na placenta;
  • As mamas e como prepará-las para a amamentação
  • Carteira de vacinação da mulher.

Qualquer dúvida, por mais simples que possa parecer, deve ser questionada junto ao médico. Acima de tudo, o pré-natal é uma forma de proporcionar uma gravidez mais segura e tranquila, por isso a mulher deve se sentir à vontade para expor todas as suas perguntas e incertezas.

Quais os exames realizados?

Para fazer o acompanhamento adequado da saúde da mãe e do bebê durante o pré-natal, o médico solicita os seguintes exames:

• Ultrassonografia obstétrica;
  • Hemograma completo;
  • Tipagem sanguínea e fator Rh;
  • Teste de Coombs indireto;
  • Sorologia para HIV, HTLV I/II, sífilis, hepatite B, hepatite C e rubéola;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes;
  • Glicemia de jejum.

É importante dizer que os exames realizados durante o pré-natal podem variar de acordo com as condições de saúde de cada gestante. O resultado dos exames permite que o médico faça orientações específicas sobre alimentação, uso de medicamentos e outros hábitos, por exemplo, para garantir um desenvolvimento saudável do bebê e preparar a mulher para a maternidade.

Entre em contato e agende uma consulta agora mesmo!