Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Congelamento de sêmen

Congelamento de sêmen
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A preservação da fertilidade masculina em determinadas situações é o principal benefício desse procedimento

Ao contrário das mulheres que já nascem com uma quantidade limitada de óvulos, os homens continuam produzindo novas células reprodutivas ao longo da vida. Porém, isso não garante que a fertilidade masculina seja mantida com o passar dos anos, pois uma série de fatores pode provocar alterações na produção de espermatozoides, seja em sua quantidade ou qualidade.

A sociedade atual tem pais e mães de primeira viagem cada vez mais tarde e isso é perfeitamente normal, tendo em vista que as pessoas estão focando primeiramente em ter uma qualidade de vida maior antes de ter filhos. Nesse contexto, assim como o congelamento de óvulos, o congelamento de sêmen é uma técnica de preservação da fertilidade masculina para conservar a qualidade dos espermatozoides e permitir que a decisão da paternidade se prolongue por mais tempo.

O congelamento de sêmen é um procedimento simples e seguro, por isso os homens recorrem a essa técnica para se prevenir de situações que podem prejudicar sua fertilidade. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Agende agora mesmo o seu Congelamento de Sêmen!

O que é o congelamento de sêmen?

Como dito, o congelamento de sêmen é um tratamento realizado para preservar a fertilidade masculina. A obtenção do sêmen pode ser feita por meio de masturbação, punção do epidídimo ou biópsia do testículo, estes últimos em casos de contagem reduzida ou ausência de espermatozoides (azoospermia) no fluido seminal.

Após a coleta do esperma, a amostra é congelada a 196°C negativos e armazenada em tanques de nitrogênio líquido para ser utilizada posteriormente em tratamentos de fertilização in vitro (FIV) ou inseminação artificial.

Como funciona o congelamento de sêmen?

Antes do congelamento de sêmen, a legislação brasileira diz que o paciente deve se submeter a vários testes sorológicos que indicam ou não a presença de doenças infectocontagiosas, como:

  • Hepatite B e C;
  • HIV;
  • HTLV;
  • Vírus Zika.

Após a confirmação negativa para essas patologias, o processo de congelamento de sêmen pode ser iniciado. A coleta pode ser feita por masturbação simples em uma sala privativa da clínica de reprodução humana, para que não haja contaminação externa e também para dar mais agilidade ao tratamento.

Caso haja necessidade de retirar os espermatozoides diretamente do testículo ou do epidídimo, o procedimento deve ser realizado em ambiente cirúrgico.

Em seguida, é feita a análise do sêmen por meio de um espermograma para avaliar características, como a viscosidade, forma, motilidade e concentração de espermatozoides vivos para dar prosseguimento ao congelamento de sêmen. Então, a amostra com os espermatozoides saudáveis é colocada em um recipiente identificado e resfriada a uma temperatura de 196°C negativos, condição essencial para preservar a qualidade do material biológico.

Após o congelamento, os recipientes são devidamente armazenados até que o paciente decida usar para tratamentos de fertilização.

Quero realizar uma avaliação para congelar o meu sêmen!

Quanto tempo o sêmen pode ficar congelado?

Como as amostras são criopreservadas para evitar qualquer tipo de danos às células reprodutivas durante o congelamento ou descongelamento, o sêmen pode ficar armazenado por tempo indeterminado, durante décadas. O material armazenado em nitrogênio líquido a uma temperatura de 196°C negativos está apto para ser utilizado em tratamentos de reprodução assistida após o descongelamento.

Uma gravidez concebida a partir de espermatozoides descongelados é segura, pois a criopreservação preserva todas as características e qualidades genéticas dos gametas por tempo indeterminado.

Quando recorrer ao congelamento de sêmen?

Apesar de os homens continuarem produzindo espermatozoides por toda a vida, a quantidade e qualidade do sêmen diminuem a partir de uma certa idade, fazendo com que aumente a chance de insucesso na gravidez.

Além disso, o congelamento de sêmen é uma forma de preservar a fertilidade masculina em casos específicos, como:

  • Tratamentos contra o câncer, como quimioterapia ou radioterapia;
  • Tratamentos contra infecções virais;
  • Cirurgias complexas que podem interferir na capacidade reprodutiva;
  • Doenças degenerativas;
  • Casos de varicocele;
  • Exposição a agentes químicos, agrotóxicos ou radioativos;
  • Vasectomia.

Homens que pretendem fazer vasectomia, mas querem manter a possibilidade de ser pai futuramente, podem se beneficiar do congelamento de sêmen. O procedimento pode ser considerado como uma medida preventiva para esse caso, pois muitos homens podem se arrepender dessa decisão.

Isso porque, apesar de existir a possibilidade de reversão da vasectomia, a cirurgia é complexa e apresenta baixas possibilidades de sucesso. Nesse sentido, o congelamento de sêmen é uma solução viável e acessível para casos de arrependimento e uma forma de conscientização sobre a saúde masculina.

O congelamento de sêmen é um procedimento simples e representa um investimento pequeno e muito vantajoso em comparação aos benefícios que a preservação da fertilidade masculina proporciona.

Quando comparado ao congelamento de óvulos, por exemplo, a criopreservação de espermatozoides tem custos bem inferiores, tanto em relação à taxa de congelamento dos gametas quanto à taxa de manutenção para manter a amostra congelada.

Entre em contato e agende uma consulta!

Fonte:

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana: SBRH

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus