Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Obstetrícia

Mulher branca grávida em consulta com médico branco, possivelmente especialista em obstetrícia.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça mais sobre a área da medicina dedicada a responder todas as dúvidas relacionadas à gravidez

Obstetrícia é a área da medicina que cuida das gestantes, desde o momento em que a mulher decide engravidar até o período pós-parto. A especialidade médica estuda todo o processo de reprodução humana (gestação, parto e puerpério) do ponto de vista fisiológico e patológico. Desse modo, o obstetra trabalha para garantir a saúde da mãe e do bebê e promover a qualidade de vida de ambos nesse momento tão especial.

Uma curiosidade é que o nome obstetra tem origem no latim obstetrix, do verbo obstare, que significa “ficar ou estar ao lado”, o que diz muito sobre esse especialista. Entenda mais sobre a obstetrícia e como ela pode ajudar as mulheres durante a gravidez.

Agende uma consulta com um obstetra!

Quais as funções de um obstetra?

O trabalho do profissional de obstetrícia se inicia até mesmo antes da gravidez, pois ele dá todas as orientações sobre os cuidados pré-gestacionais necessários para que tudo ocorra bem. O obstetra deve identificar o período fértil e ovulatório, assim como verificar se os níveis hormonais estão adequados e toda a fisiologia do assoalho pélvico da mulher.

Pais e mães que têm o sonho de ter um filho recebem a tão aguardada notícia da confirmação da gravidez pelo obstetra. Ao longo dos nove meses de gestação, médico e família terão um relacionamento frequente para acompanhar a saúde da mãe e da criança que irá nascer.

O profissional de obstetrícia é responsável por fazer o pré-natal com a realização de uma série de exames para evitar complicações e garantir um parto bem-sucedido. Dentre os exames indicados para todas as gestantes, podemos destacar:

  • Ultrassonografia;
  • Exames de urina e urocultura;
  • Hemograma completo;
  • Glicemia;
  • Tipagem sanguínea;
  • Fator Rh;
  • Sorologia para hepatites virais, HIV e VDRL;

Se alguma doença for detectada durante a gestação ou houver histórico de alguma patologia, o obstetra pode solicitar que outros testes sejam realizados.

A frequência das consultas com o obstetra deve ser mensal até a 35ª semana. Em seguida, elas podem ser quinzenais ou semanais, a depender do caso e da orientação médica. É importante também ter um acompanhamento após o nascimento do bebê para que o obstetra possa avaliar como está sendo a recuperação da mulher após o parto e seu estado físico e emocional.

As consultas pós-parto servem para detectar possíveis problemas e infecções que a mãe pode passar para o recém-nascido, diagnosticar casos de depressão pós-parto, dar orientações sobre amamentação e cuidados básicos com o bebê, além de avaliar a saúde da criança.

De forma resumida, as funções de um obstetra são:

  • Dar orientações pré-gestacionais;
  • Confirmar o diagnóstico de gravidez;
  • Acompanhar o desenvolvimento do bebê durante a gestação;
  • Realizar exames de pré-natal;
  • Avaliação do assoalho pélvico e períneo;
  • Identificar possíveis alterações cromossômicas;
  • Realizar o parto;
  • Orientar a mãe sobre cuidados durante e após a gestação.

Preciso de um obstetra para cuidar da minha saúde na gravidez!

Diferença entre ginecologia e obstetrícia

Apesar de existir essa dúvida sobre a diferença entre ginecologia e obstetrícia, saiba que elas fazem parte da mesma especialidade médica. Ambas cuidam do diagnóstico, tratamentos e prevenção de doenças que podem afetar o sistema reprodutor feminino.

A ginecologia avalia e trata da saúde do sistema reprodutor de todas as fases da vida da mulher, desde a adolescência com a primeira menstruação até a pós-menopausa. A obstetrícia acompanha questões relacionadas à reprodução humana, cuidando de todo o processo gestacional, realização do parto e consultas no pós-parto.

As duas especialidades se comunicam e andam juntas, tanto que a obstetrícia está inserida no núcleo da saúde feminina e da saúde da família. Por essa razão, é muito comum encontrar profissionais que atuam nas duas especialidades. No Brasil, o médico pode fazer uma única especialização com residência em ginecologia e obstetrícia, com acesso direto e duração de três anos para vivenciar a área.

A especialidade de ginecologia e obstetrícia é uma das mais completas da medicina, pois o profissional pode ter atuação clínica e cirúrgica e um nível de contato mais próximo com os pacientes. Isso exige boas habilidades de comunicação, empatia e sensibilidade para construir uma relação de confiança durante o tratamento com as mulheres.

Como encontrar um bom obstetra?

Sem dúvidas, a gravidez e o nascimento de um filho representam um dos momentos mais especiais na vida da mulher. Ao mesmo tempo, é um período de transformações físicas e emocionais, que exige bastante suporte para ajudar a superar os novos desafios que chegam com a maternidade.

Nesse sentido, contar com o apoio de um profissional de obstetrícia é fundamental nesse momento, afinal ele que vai acompanhar a gestação e “trazer” o bebê ao mundo. Para escolher um bom obstetra, pesquise sobre sua formação e quais especialidades possui para entender o nível de conhecimento técnico do profissional. Uma boa dica é saber se ele é credenciado à Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), pois isso é uma garantia a mais que atesta a sua capacidade e competência.

Procurar recomendações de amigos ou familiares pode ser uma boa opção para saber mais sobre o profissional. Informações de como ele atua, se esclarece todos os tipos de dúvidas e o nível de atenção prestado durante as consultas ajudam na hora de escolher um obstetra.

O mais importante é que haja sintonia entre médico e paciente para criar confiança, o aspecto mais importante nessa relação. Quando há confiança, a mulher se sente segura e tudo flui melhor.

Entre em contato e agende uma consulta agora mesmo!

Fonte:

Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus