Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Em que momento devo procurar por um especialista em reprodução humana?

Mulher jovem e bonita médica trabalhando feliz e sorrindo no hospital, sentada na mesa. Modelo do sistema reprodutor feminino na mesa de trabalho, conceito médico.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Deve-se desconfiar de infertilidade quando o casal está, sem sucesso, há pelo menos um ano tentando engravidar

A decisão de ter um filho pode ser, ao mesmo tempo, o início de uma jornada emocionante e desafiadora: enquanto alguns casais conseguem engravidar espontaneamente logo nos primeiros meses de tentativas, outros podem enfrentar dificuldades na concepção. Nesses casos, pode ser necessário procurar um especialista em reprodução humana para auxiliar no processo.

Existem muitas possíveis causas e fatores que levam à dificuldade de engravidar, e eles podem estar no organismo feminino ou no masculino — ou mesmo em ambos. Além disso, há diversos fatores de risco que favorecem a infertilidade, tais como idade avançada da mulher, alterações hormonais, obesidade, tabagismo e presença de doenças específicas.

O que faz um especialista em reprodução humana?

Um especialista em reprodução humana é um médico que detém conhecimento e experiência para diagnosticar e tratar problemas relacionados à fertilidade e à reprodução humana. O trabalho desse profissional envolve uma avaliação completa da saúde reprodutiva do casal, conduzindo uma investigação que permite identificar as possíveis causas da infertilidade, encontrando formas de viabilizar a gestação.

A investigação de infertilidade conduzida pelo especialista em reprodução humana envolve a realização de uma série de exames físicos, análise do histórico médico e familiar do casal e testes laboratoriais. Os exames avaliam principalmente a qualidade, quantidade e motilidade dos espermatozoides, além da anatomia do útero e a ovulação. Entre os principais exames solicitados, estão:

  • Exames de sangue;
  • Ultrassonografia;
  • Colposcopia;
  • Espermograma;
  • Exames de urina;
  • Testes de ovulação;
  • Histerossalpingografia.

Quais são os tratamentos de reprodução assistida?

O tratamento indicado e realizado pelo especialista de reprodução assistida vai depender diretamente das causas do quadro, podendo incluir desde mudanças simples nos hábitos de vida até o uso de medicamentos que ajudam a regular os hormônios. Também pode ser recomendada a realização de intervenções cirúrgicas para correção de alterações ou obstruções que podem estar atrapalhando a concepção.

Dependendo do quadro encontrado, o especialista em reprodução humana pode indicar técnicas específicas de reprodução assistida. Os principais tratamentos existentes são:

Inseminação intrauterina

É o tratamento usado para facilitar o acesso do espermatozoide para dentro da cavidade uterina, de modo a reduzir o caminho percorrido pelos espermatozoides e facilitar a fecundação. O procedimento da inseminação é indolor e a fertilização ocorre natural e espontaneamente.

O tratamento também é conhecido como inseminação artificial, e pode feito com o sêmen do próprio marido ou sêmen de doador (nos casos indicados).

Coito programado

Consiste no monitoramento do ciclo menstrual para identificação do momento da ovulação e dos melhores dias para ter relações sexuais, com maiores chances de concepção.

Fertilização in vitro (FIV)

Tratamento de alta complexidade em que os óvulos são fertilizados pelo espermatozoide em ambiente laboratorial, formando um embrião que será posteriormente transferido para o útero da mulher.

Quando procurar ajuda de um especialista em reprodução humana?

Em geral, é recomendado procurar um médico especialista reprodução humana quando o casal está há pelo menos um ano mantendo relações sexuais regulares, sem uso de qualquer método de contracepção, sem que ocorra uma gestação. É recomendado esperar esse período de 12 meses porque não é em todos os ciclos menstruais que o corpo apresenta condições favoráveis de concepção.

Nos casos em que a mulher tem mais do que 35 anos, idade em que a capacidade reprodutiva feminina passa a apresentar uma significativa e gradual queda, é recomendado iniciar a investigação de infertilidade após 6 meses de tentativas.

Como encontrar um bom especialista em reprodução humana?

Para encontrar um especialista em reprodução humana adequado às suas necessidades, a principal dica é procurar por referências do médico, verificando sua formação, especialização e experiência em tratamentos de fertilidade. Além disso, vale a pena pedir recomendações de amigos, parentes e conhecidos, bem como verificar os depoimentos de outros pacientes que já se consultaram com o profissional.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração ao escolher um especialista em reprodução humana é a abordagem do médico, que deve estar alinhada às expectativas e preferências do casal. Converse abertamente com o profissional e entenda como ele trabalha, descobrindo também se o médico oferece um tratamento personalizado e atencioso.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato e agende uma consulta com os profissionais da Clínica Pronatus.

Fontes:

Organização Mundial da Saúde

Biblioteca Virtual em Saúde

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus