Quais são os sintomas da gravidez?

Imagem ilustrativa

Reconhecer os sintomas de gravidez o quanto antes pode ajudar mulheres a buscar cuidados pré-natais e iniciar os preparativos necessários para uma maternidade tranquila e saudável

A gravidez é um período complexo, definido por uma série de mudanças hormonais, físicas e emocionais que ocorrem no corpo da mulher para sustentar o desenvolvimento do feto. Dessa forma, identificar os primeiros sinais dessa condição é fundamental não apenas para confirmar a gravidez, mas também para garantir cuidados adequados desde o início.

No entanto, essa tarefa pode ser desafiadora, já que os sintomas de gravidez iniciais variam de mulher para mulher e podem ser facilmente confundidos com outras condições médicas. Entenda!

Descubra e saiba como lidar com qualquer sinal de gravidez com uma equipe qualificada!

Quais são os sintomas de gravidez?

Os sintomas de gravidez precisam ser analisados com cautela, pois podem se confundir com outras alterações no corpo humano.

Sinais e sintomas comuns nas primeiras semanas

Nos estágios iniciais da gestação, é comum que as mulheres experimentem uma variedade de sintomas que indicam a ocorrência da concepção. Entre os sinais mais comuns estão:

• Sangramento: Durante a nidação, processo em que o embrião se implanta na parede do útero, pode ocorrer um leve sangramento vaginal, muitas vezes confundido com um período menstrual irregular. No entanto, o sangramento de nidação geralmente é mais leve e ocorre alguns dias antes do período menstrual esperado e não está associado a cólicas.
  • Atraso do período menstrual: é o sinal mais comum que leva mulheres a suspeitarem de uma possível gravidez. Quando uma mulher está grávida, o ciclo menstrual pode ser interrompido devido às mudanças hormonais associadas à gestação.
  • Cólicas e dor abdominal: muitas mulheres experimentam cólicas e dor abdominal nas primeiras semanas de gravidez, semelhantes às dores menstruais, mas geralmente mais leves. Essas cólicas ocorrem devido à expansão do útero e ao aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica, necessários para acomodar o crescimento do embrião;
  • Sensibilidade nas mamas: durante as primeiras semanas de gravidez, as mamas podem se tornar sensíveis, doloridas e inchadas devido às mudanças hormonais que ocorrem no corpo. As aréolas também podem escurecer e os vasos sanguíneos na superfície da pele podem se tornar mais visíveis. Essas mudanças são causadas principalmente pelo aumento dos níveis de hormônios como o estrogênio e a progesterona;
  • Náuseas e vômitos: comumente conhecidos como enjoo matinal, são sintomas de gravidez que podem ocorrer a qualquer hora do dia, não apenas pela manhã. Embora não estejam presentes em todas as gestações, muitas mulheres experimentam esses sintomas nas primeiras semanas após a concepção.

Além disso, outros sintomas de gravidez podem incluir indisposição, sonolência, tonturas, alterações de humor, mudanças no paladar e aumento da frequência urinária.

Entre em contato com uma clínica especializada e receba o atendimento ideal!

Exames para confirmar a gestação

Após o surgimento dos primeiros sintomas de gravidez, é preciso realizar alguns exames para confirmar a gestação. Em primeiro momento, os testes de farmácia são acessíveis e práticos, mas o exame de sangue Beta hCG quantitativo é o método mais confiável, pois ele mede a quantidade específica de hormônio hCG presente no sangue da mulher.

Com o resultado do Beta hCG positivo, o passo seguinte é a realização da ultrassonografia endovaginal para averiguar o desenvolvimento do saco gestacional e do embrião. A ultrassonografia é indicada em casos de atraso menstrual a partir de 5-6 semanas, ou caso tenha o Beta hCG com valores superiores a 1500-2000. Valores abaixo, no geral, não se correlacionam com a presença de saco gestacional formado e visível no exame de imagem. A contagem das semanas de gestação é feita a partir da data da última menstruação, contando os dias decorridos e dividido por 7. Assim, tem-se o número de semanas e o número que sobrar são os dias.

Por exemplo, se a data da última menstruação é 03/10/2023, no dia 07/12/2023 já se passaram 66 dias. Dividindo esse número por 7, resulta em 9 e restam 3. Sendo assim, a paciente está com 9 semanas e 3 dias de gestação, pela data da última menstruação.

O que fazer após ter a gravidez confirmada?

Após reconhecer os sintomas de gravidez e confirmar a gestação por meio dos exames, a gestante deve iniciar o pré-natal. Este acompanhamento médico é indispensável para monitorar a saúde da mãe e do bebê, além de identificar possíveis complicações.

Durante as consultas de pré-natal, o médico responsável irá monitorar o progresso da gravidez, realizar exames de rotina e fornecer orientações sobre dieta, suplementação de vitaminas, atividade física e outros aspectos importantes para uma gestação tranquila e saudável.

Acima de tudo, se você identifica os sintomas de gravidez, é fundamental buscar cuidados médicos quanto antes para evitar anomalias e garantir os melhores tratamentos e assistência especializada.

Entre em contato com a Clínica Pronatus e agende uma consulta.

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia