Quem tem endometriose pode engravidar?

Imagem ilustrativa

A endometriose é uma condição desafiadora, mas com o diagnóstico e o tratamento adequado, muitas mulheres com a doença podem realizar o sonho de se tornarem mães

A endometriose é uma condição médica complexa que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Só no Brasil, uma a cada 10 mulheres sofre com essa condição. Ela é caracterizada pela presença de tecido endometrial, semelhante ao revestimento do útero, que cresce fora da cavidade uterina.

No entanto, a doença pode causar uma série de sintomas dolorosos e impactar significativamente a qualidade de vida das pacientes e o seu desejo de conceber um bebê. Sendo assim, um dos principais questionamentos entre as mulheres diagnosticadas é se quem tem endometriose pode engravidar.

Contudo, para responder a essa questão é necessário analisar os desafios e os tipos de endometriose, bem como as opções de tratamentos para fertilização.

Descubra as opções de tratamento para endometriose com uma equipe qualificada!

O que caracteriza a endometriose e quais são seus diferentes tipos?

Como citado anteriormente, a endometriose é caracterizada pelo crescimento do tecido do endométrio fora da cavidade uterina. O endométrio, por sua vez, é a mucosa que reveste a parte interna do útero e descama no período de menstruação, se espessando a cada novo ciclo.

Esse tecido pode se desenvolver nos ovários, trompas de Falópio e na cavidade pélvica, causando uma reação inflamatória crônica e alguns sintomas, como:

• Dor pélvica intensa, especialmente durante o período menstrual;
  • Cólicas menstruais severas;
  • Dor durante ou após a relação sexual;
  • Dor ao urinar ou evacuar durante a menstruação;
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular.

Além disso, antes de compreender se quem tem endometriose pode engravidar, é preciso reconhecer que existem dois tipos de endometriose: superficial e profunda.

A superficial ocorre quando o tecido está sobre a superfície de órgãos pélvicos, enquanto a endometriose profunda é mais invasiva e pode penetrar em órgãos, como o peritônio, a vagina, o reto, o intestino, entre outros.

Quais são os tratamentos para a endometriose?

Os tratamentos para a endometriose variam conforme o quadro clínico no qual a paciente se encontra, uma vez que a condição pode desaparecer naturalmente após a menopausa. Sobretudo, o objetivo é aliviar os sintomas, controlar a progressão da doença e possibilitar que quem tem endometriose pode engravidar.

Em primeiro momento, o médico pode prescrever medicamentos para a dor, como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), que aliviam a dor pélvica e as cólicas menstruais associadas à endometriose.

Tratamentos hormonais ajudam a reduzir os sintomas, diminuindo assim o crescimento do tecido endometrial. Isso pode incluir contraceptivos orais, agonistas do GnRH e dispositivos intrauterinos (DIU) com progestina.

Em casos mais graves, a cirurgia laparoscópica é realizada para remover o tecido endometrial fora do útero. Este procedimento é menos invasivo e visa preservar a fertilidade da mulher.

Quem tem endometriose pode engravidar?

Sim, quem tem endometriose pode engravidar. Embora a condição possa dificultar a concepção devido às inflamações e aderências que afetam a anatomia reprodutiva, muitas mulheres com endometriose conseguem conceber naturalmente. Além do mais, quando a gravidez natural não é possível, a escolha por tratamentos de fertilidade pode ser uma opção para quem tem endometriose possa engravidar.

Entre em contato com uma clínica especializada e realize o tratamento ideal!

Quais são os tratamentos de fertilidade para mulheres com endometriose?

Sabendo que quem tem endometriose pode engravidar, mas que algumas pacientes sofrem com dificuldades para conceber naturalmente, há tratamentos de reprodução assistida que facilitam esse processo, como a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro (FIV).

A FIV é um tratamento de reprodução assistida de alta complexidade, indicado para quem tem endometriose. Tal tratamento tem uma taxa de 60% de sucesso, pois os óvulos são coletados do ovário da mulher, fertilizados em laboratório com os espermatozoides do parceiro ou doador e transferidos para o útero da paciente.

Sobretudo, é essencial que as mulheres com endometriose busquem orientação médica especializada para avaliar suas opções e planejar adequadamente sua jornada para a maternidade.

Caso tenha mais dúvidas sobre o tema, entre em contato e agende uma consulta com a Clínica Pronatus.

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida

Hospital Sírio-Libanês