Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Sintomas da endometriose

Imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Os sintomas da endometriose variam em cada caso, podendo ir de cólica menstrual, até sangramentos e alterações no intestino

A endometriose é uma doença crônica que afeta cerca de 7 milhões de brasileiras e pode causar muitas complicações, desde dores até infertilidade e alterações intestinais e urinárias. Em geral, a condição ocorre quando o tecido que reveste o útero (endométrio) cresce por fora dele, em outras partes do corpo, como os ovários, as trompas e intestino.

Sobretudo, é fundamental conhecer quais são os principais sintomas da endometriose para compreender o melhor tipo de tratamento. Acompanhe no conteúdo a seguir.

Explore as opções disponíveis para lidar com a endometriose.

Principais sintomas da endometriose

Em geral, os sintomas da endometriose podem variar entre as mulheres, contudo os mais comuns são:

  • Cólica menstrual intensa, que pode se estender para as costas, as pernas e o abdômen;
  • Dor pélvica crônica;
  • Sangramento anormal, entre as menstruações ou após a relação sexual;
  • Dificuldade para engravidar, causada pela obstrução das trompas, pela inflamação dos órgãos reprodutivos, ou pela alteração da qualidade dos óvulos;
  • Alterações intestinais e urinárias, incluindo diarreia, constipação e gases.

Há alguns sintomas menos frequentes, mas que também podem estar relacionados à endometriose, tais como fadiga, cansaço, fraqueza, anemia, dor no peito e tosse.

É importante ressaltar que nem todas as mulheres com a condição apresentam sintomas, e que a intensidade dos sintomas da endometriose não está relacionada à gravidade da doença. Por isso, é fundamental estar atenta aos sinais do corpo e procurar um ginecologista regularmente para fazer o diagnóstico e o tratamento adequados.

Como aliviar os sintomas da endometriose

Os sintomas da endometriose podem ser extensos, além de não terem a mesma intensidade em algumas mulheres. Contudo, em casos de dores intensas é possível realizar algumas medidas simples que podem aliviá-los.

Usar compressas quentes ou bolsas de água quente na região pélvica, ou nas costas, é uma das principais medidas rápidas que ajudam a relaxar os músculos e diminuir a dor. Além disso, em alguns casos o médico pode orientar o uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios ou antiespasmódicos.

Outra questão importante é a realização de exercícios físicos moderados, como caminhada e natação, uma vez que tais ações liberaram endorfinas que ajudam a melhorar o humor e a circulação sanguínea.

Por fim, manter uma alimentação saudável, evitar o uso de tabaco e álcool e reduzir o estresse são medidas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres e aliviar os sintomas da endometriose.

Entre em contato com uma clínica especializada e realize o tratamento ideal!

Opções de tratamento

O tratamento envolve diversas abordagens, visando controlar os sintomas da endometriose e preservar a fertilidade da mulher. Desse modo, as opções podem variar conforme a gravidade dos sintomas, a extensão da doença e os objetivos individuais da paciente.

Algumas das opções de tratamento mais comuns incluem.

  • Analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e reduzir a inflamação;
  • Contraceptivos hormonais: controlam o crescimento do tecido endometrial fora do útero;
  • Acupuntura: algumas mulheres relatam alívio dos sintomas com esta abordagem;
  • Cirurgias para remover ou vaporizar os focos de endometriose, ou realizar a retirada do útero e ovário.

É importante ressaltar que o tratamento ideal é individual e deve ser estabelecido por um profissional de saúde, considerando a gravidade da doença e os potenciais impactos na fertilidade.

Reprodução assistida para esses casos

Para as mulheres que desejam engravidar e têm dificuldade devido à endometriose, existem opções de reprodução assistida, que podem aumentar as chances de uma gestação bem-sucedida.

A inseminação artificial é uma delas e consiste em introduzir os espermatozoides previamente selecionados no útero da mulher, no momento da ovulação, facilitando assim a fecundação.

Há também o tratamento de fertilização in vitro, que extrai os óvulos da mulher e os fecunda com os espermatozoides em laboratório, para depois transferir os embriões diretamente no útero da mulher, aumentando as chances de gravidez.

Por fim, mulheres com sintomas de endometriose, que desejam realizar tratamentos de reprodução assistida, podem optar pela preservação da fertilidade, em que os óvulos ou os embriões são congelados e podem ser utilizados no futuro, em um momento mais propício para a gravidez.

A escolha da melhor opção de reprodução assistida depende de vários fatores, como a idade, a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos. Por isso, é importante que as mulheres consultem um especialista em reprodução humana, que poderá avaliar cada caso e indicar o tratamento mais adequado.

Entre em contato com a Clínica Pronatus e agende uma consulta.

Fontes:

Clínica Pronatus

Manual MSD

Associação Brasileira de Endometriose

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus