Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Segunda FIV: as chances mudam?

imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A possibilidade de gravidez com a fertilização in vitro tende a aumentar devido à identificação do motivo do insucesso anterior

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução assistida, que pode falhar na primeira tentativa por diversas razões. Mesmo na gestação natural, podem acontecer problemas na implantação devido a processos biológicos, sendo necessária a repetição em ambos os casos até resultar na gravidez.

Uma das principais dúvidas que surgem nas pacientes que se submeterão a uma segunda FIV é a respeito das chances de sucesso do tratamento. Entenda a seguir o que pode influenciar.

Entre em contato e agende sua consulta

Por que a FIV não deu certo?

Antes de tentar uma segunda FIV, o especialista deve investigar o motivo do insucesso da primeira vez para evitar que a falha se repita. Entre as causas mais comuns estão:

  • Idade da mulher, pois isso influencia na qualidade dos óvulos e na produção hormonal;
  • Qualidade do embrião, quando existe alguma alteração cromossômica gerada pela qualidade do óvulo e do espermatozoide;
  • Receptividade endometrial, quando o organismo não está preparado para receber o embrião;
  • Ausência de causa aparente.

No caso da receptividade, a condição se refere à janela de implantação, período em que hormônios são liberados espontaneamente pelo organismo para tornar o endométrio receptivo em uma gestação natural.

Na fertilização in vitro, essa janela é simulada com a administração de hormônios antes da introdução do embrião. Caso não seja feita de maneira adequada, a probabilidade de falha aumenta na segunda FIV.

O que muda na segunda tentativa da FIV?

As etapas de fertilização in vitro incluem a realização de exames, a administração de hormônios para elevar a quantidade de óvulos, a coleta, a fecundação externa e o congelamento do material até o momento da implantação.

A segunda FIV costuma ser mais rápida por utilizar, muitas vezes, embriões excedentes da primeira tentativa, que foram congelados. Assim, não há a necessidade de uma nova indução para incentivar a produção de óvulos ou coleta deles e de espermatozoides.

A análise de exames e condições clínicas é feita para acompanhar as circunstâncias que podem comprometer o tratamento de fertilização in vitro. Outras técnicas podem ser sugeridas pelo especialista de acordo com as necessidades apresentadas durante o procedimento.

Entre em contato e agende sua consulta

Quando fazer a segunda FIV?

Além de investigar a causa do insucesso da primeira tentativa, é preciso esperar no mínimo dois ciclos naturais de ovulação antes de tentar uma segunda FIV. É necessário aguardar também que os ovários voltem ao tamanho e padrão de nível hormonal antes de uma nova indução.

Fora isso, é fundamental considerar a saúde psicológica para evitar que a frustração anterior não comprometa a segunda FIV. O estresse e a ansiedade são fatores emocionais que atrapalham o processo da gravidez.

A segunda FIV pode ter maiores chances de sucesso?

A segunda FIV tem mais chances de resultar na gestação por questões distintas. Nos casos em que são utilizados embriões congelados, sem a necessidade de passar pelas etapas iniciais, há a redução do estresse da mulher, o que eleva a possibilidade de gravidez.

Como o especialista investigou o motivo do insucesso, a segunda FIV tem a tendência de ter um melhor resultado também por resolver questões que estejam atrapalhando a fixação do embrião. O conhecimento da equipe sobre as especificidades da paciente é um aliado nesse processo.

Por fim, os hábitos do casal tendem a ser mais saudáveis à medida que tentam engravidar, a fim de evitar uma nova falha. Geralmente, a alimentação se torna mais balanceada, os vícios são abandonados, o peso é mantido dentro do ideal e a prática de exercícios é iniciada. Essa rotina também favorece a segunda FIV.

Não existe um limite de tentativas de fertilização in vitro e a probabilidade de ocorrer a gestação aumenta a cada uma delas devido ao acompanhamento com o especialista. A experiência médica também influencia na taxa de sucesso.

Entre em contato e agende sua consulta

Agende uma consulta com a Clínica Pronatus.

Fontes:

Conselho Federal de Medicina

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus