Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Miomas uterinos podem causar infertilidade?

imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Ainda que nem todas as pacientes tenham dificuldades para engravidar, existe uma relação entre mioma uterino e infertilidade

O mioma uterino é um tumor benigno que se desenvolve no miométrio, camada do meio do útero, e que pode impossibilitar a gravidez. Apesar de causar sintomas como dores, sangramentos anormais, abortos, a maioria dos casos é assintomático.

Os miomas podem ser classificados de acordo com sua localização. Os intramurais são aqueles localizados nas paredes internas do útero. Os submucosos são os que crescem para a cavidade uterina. Já os subserosos são aqueles cujo volume é projetado para a camada externa do útero.

Uma das principais dúvidas das pacientes é sobre a relação entre mioma uterino e infertilidade, que é um pouco complexa e depende de diversos fatores para ser estabelecida. Entenda a seguir.

Entre em contato e agende sua consulta

Relação entre os tipos de miomas uterinos e infertilidade

Um dos principais fatores a serem considerados ao se pensar na relação entre mioma uterino e infertilidade é seu tipo. O mioma subseroso não costuma interferir na fertilidade, ainda que cause outros sintomas urinários e intestinais devido à pressão causada nos órgãos.

Já o mioma submucoso é o tipo que costuma estar mais ligado à infertilidade, uma vez que invade a cavidade uterina e atrapalha a implantação do embrião no útero. O intramural também pode diminuir a fertilidade e ser uma das causas de abortos espontâneos.

Como os miomas uterinos afetam a fertilidade feminina?

Como mencionado, existe a associação entre mioma uterino e infertilidade, que varia dependendo da localização, da quantidade e do tamanho do mioma. A dificuldade para a gestação pode ser causada por:

Interferência na implantação do embrião

Seja devido à barreira que impossibilita o transporte do óvulo até o útero, seja causada pela alteração que torna o endométrio menos receptivo, a interferência na implantação do embrião impede que a gravidez aconteça e é uma associação entre mioma uterino e infertilidade.

Alterações na cavidade uterina

As distorções na cavidade uterina são uma das principais relações entre mioma uterino e infertilidade. Os intramurais são os que mais costumam deformar as dimensões do útero. Mesmo miomas pequenos criam alterações que podem impedir a fixação do embrião no útero e provocar abortos espontâneos.

Distúrbios hormonais

O estrogênio e a progesterona são importantes para a ocorrência e a evolução da gestação. A presença do mioma está ligada à desregulação hormonal, que também compromete o desenvolvimento da gravidez, constituindo mais uma relação entre mioma uterino e infertilidade.

Entre em contato e agende sua consulta

Como tratar a infertilidade causada por miomas uterinos?

Ainda que exista a conexão entre mioma uterino e infertilidade, outros fatores podem inviabilizar a gravidez. O especialista deve ser consultado para identificar ou descartar outras causas e prosseguir com o tratamento adequado. Entre as opções para a infertilidade, estão:

Fertilização in Vitro (FIV)

A fertilização in vitro é um método de reprodução assistida. A técnica consiste na coleta de óvulos e espermatozoides para inseminação em laboratório e posterior introdução no útero. Por isso, ela é indicada para mulheres que receberam o diagnóstico de mioma uterino e infertilidade.

Inseminação intrauterina

Outra forma de reprodução assistida eficaz para casos de infertilidade, mesmo após a cirurgia de retirada de miomas, é a inseminação intrauterina, uma técnica que consiste em selecionar espermatozoides para inserir diretamente no útero, facilitando o encontro com os óvulos e a fertilização.

Miomectomia

A miomectomia é uma cirurgia de retirada do mioma do útero, preservando o órgão. Esse procedimento é recomendado para pacientes que apresentam sintomas como dores, sangramentos excessivos e infertilidade. A remoção melhora as probabilidades de gravidez e pode ser realizada das seguintes formas:

  • Miomectomia por histeroscopia;
  • Miomectomia abdominal;
  • Miomectomia laparoscópica;
  • Miomectomia robótica.

Histeroscopia cirúrgica

A histeroscopia cirúrgica também é uma intervenção para a remoção de miomas uterinos. O procedimento é minimamente invasivo e é feito com um equipamento que possui uma microcâmera e instrumentos para a ressecção de massas celulares.

Como o tratamento ideal contempla a resolução da infertilidade e a preservação do bem-estar da mulher, é fundamental seguir as recomendações de profissionais experientes. Afinal, a escolha da equipe médica impacta na segurança e nos resultados.

Entre em contato e agende sua consulta

A Pronatus é uma clínica especializada em reprodução assistida e no cuidado com a saúde da mulher. Agende agora uma consulta.

Fonte:

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus