Causas da infertilidade feminina

Imagem ilustrativa de mulher olhando para um teste de gravidez negativo com expressão de inconformidade

Diversos fatores podem ser classificados como causas da infertilidade feminina, como problemas ovulatórios, anormalidades uterinas, doenças tubárias, idade e estilo de vida.

A prevalência da infertilidade feminina é muito significativa, pois afeta uma considerável parcela de mulheres em escala global. Estimativas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) apontam que entre 25 e 40% das mulheres são impactadas por essa condição.

Diante desse cenário, torna-se essencial aprofundar o conhecimento sobre as causas da infertilidade feminina e os procedimentos disponíveis para viabilizar a reprodução humana nas pacientes que querem engravidar. Essas intervenções desempenham um papel crucial ao oferecer às mulheres a oportunidade de concretizar o desejo de maternidade e a formação de suas famílias.

Lutando contra a infertilidade? Não desista! Descubra suas opções com uma equipe especializada.

Principais causas da infertilidade feminina

As causas da infertilidade feminina vão desde a idade até fatores mais agravantes como os distúrbios hormonais. Contudo, identificá-los é o primeiro passo para garantir o sucesso do tratamento, como veremos adiante.

Idade

O envelhecimento influencia significativamente a fertilidade feminina, diminuindo as chances de concepção com o passar dos anos. Isso acontece, pois as mulheres nascem com uma quantidade limitada de óvulos, que diminui gradualmente até se esgotar na chamada menopausa. A partir dos 35 anos, as chances de engravidar espontaneamente caem rapidamente.

Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Certas infecções sexualmente transmissíveis, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em danos às estruturas reprodutivas, o que a torna uma das causas da infertilidade feminina.

Duas das doenças mais frequentes são a clamídia e a gonorreia, que têm o potencial de desencadear a doença inflamatória pélvica (DIP), que pode culminar em cicatrizes nos órgãos reprodutivos, obstruindo as tubas uterinas e impedindo a fecundação dos óvulos.

Distúrbios hormonais

Os distúrbios hormonais são outra causa comum para a infertilidade feminina. Essas condições interferem na ovulação e na saúde geral do sistema reprodutivo, dificultando a concepção. Entre as disfunções, podemos citar o hipotiroidismo, hipertiroidismo e a síndrome de ovários policísticos.

Fatores uterinos

A implantação do embrião na parede uterina é um passo crucial na gravidez, e diversas alterações podem dificultar ou impedi-la, como miomas, pólipos e sinéquias uterinas. Essas condições podem impedir que o embrião se implante adequadamente ou receba nutrição suficiente.

Endometriose

Uma das causas da infertilidade feminina mais comuns é a endometriose. Segundo o Ministério da Saúde, 1 em cada 10 mulheres tem essa condição, que se caracteriza pela presença anormal do tecido endometrial em outras áreas da pelve como tubas uterinas e ovários. Assim pode afetar a fertilidade ao comprometer a função ovariana e bloquear as trompas.

Saiba qual é o tratamento mais indicado para você!

É possível evitar a infertilidade feminina?

Sim, embora não seja possível prevenir todas as causas da infertilidade feminina, é viável adotar medidas que promovam a saúde reprodutiva e reduzam significativamente o risco de enfrentar essa condição, bem como:

• Estilo de vida: adotar um estilo de vida saudável é uma estratégia fundamental na prevenção das causas da infertilidade feminina. Realize uma dieta equilibrada, pratique exercícios físicos, abstenha do tabagismo e modere o consumo de álcool;
  • Prevenção de infecções sexualmente transmissíveis: utilizar preservativos e realizar exames periódicos para detectar essas infecções e realizar tratamento adequado.
  • Cuidados médicos regulares: a busca por cuidados médicos regulares desempenha um papel fundamental na detecção precoce e no tratamento de condições que podem resultar em infertilidade.

Tratamentos de Reprodução Humana para a infertilidade feminina

Há inúmeros tratamentos de reprodução humana disponíveis para ajudar nas causas da infertilidade feminina, variando conforme a condição. Sobretudo, destacam-se os seguintes tratamentos:

• Inseminação intrauterina;
  • Fertilização In Vitro (FIV);
  • Criopreservação de Óvulos, Sêmen e Embriões.

Vale ressaltar que a escolha do tratamento depende de vários fatores, portanto, é essencial discutir todas as opções de tratamento com um profissional de saúde antes de tomar uma decisão. Nesse sentido, a Clínica Pronatus conta com profissionais especializados nas causas da infertilidade feminina, e oferece uma gama de tratamentos que se adequam a cada necessidade.

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia

Hospital São Paulo