Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Diagnóstico da infertilidade feminina

Imagem ilustrativa de mulher olhando para o teste de gravidez
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O diagnóstico da infertilidade feminina é realizado através de múltiplos exames e um acompanhamento de um médico especialista

A infertilidade feminina é uma condição que afeta aproximadamente 20% dos casais em idade reprodutiva. Ocorre quando a mulher não consegue engravidar após um ano de tentativas sem o uso de métodos contraceptivos. Em suma, as causas podem ser variadas, abrangendo desde distúrbios ovulatórios até alterações nas trompas.

O diagnóstico da infertilidade feminina é realizado após a análise dos sintomas e identificação de suas causas, e é um passo importante para estabelecer o tratamento para infertilidade feminina adequado.

Explore as opções disponíveis para lidar com a infertilidade feminina.

Causas da infertilidade feminina

Como mencionado anteriormente, a identificação das causas é fundamental para um correto diagnóstico da infertilidade feminina. Em geral, muitos fatores podem levar à condição. Entre as mais comuns, podemos citar:

  • Síndrome dos ovários policísticos (SOP): a síndrome envolve uma interação multifatorial entre fatores genéticos, hormonais e ambientais, resultando em alterações no ciclo menstrual, no metabolismo e na produção hormonal endógena.
  • Endometriose: é o crescimento de tecido uterino fora do útero, muitas vezes afetando as tubas, os ovários e outros órgãos pélvicos, podendo também comprometer a fertilidade;
  • Obstrução das tubas uterinas: é uma condição que afeta as trompas de Falópio, estruturas tubulares que conectam os ovários ao útero, onde acontece a fecundação;
  • Alterações na tireoide: hipotireoidismo ou hipertireoidismo podem levar a disfunções hormonais que, por sua vez, podem interferir nos ciclos menstruais e na ovulação;
  • Idade: com o avanço da idade, a reserva ovariana se reduz ao longo do tempo, influenciando negativamente na quantidade e na qualidade dos óvulos.

Outras causas, como o uso excessivo de cafeína, tabaco, álcool ou drogas, são fatores que também impactam diretamente na infertilidade. Vale lembrar também que, no processo de diagnóstico da infertilidade feminina, mais de uma causa ao mesmo tempo pode ser identificada em alguns casos.

Como é feito o diagnóstico da infertilidade feminina?

O diagnóstico da infertilidade feminina demanda uma avaliação minuciosa, geralmente realizada após, pelo menos, um ano de tentativas. No entanto, em certas circunstâncias, essa análise pode ser antecipada.

Mulheres com mais de 35 anos, que tenham ciclos irregulares ou sabidamente possuem doenças ginecológicas como a endometriose, podem iniciar a avaliação. Além do diagnóstico da infertilidade feminina, também é importante realizar a avaliação masculina como o espermograma. Tem crescido casos de infertilidade com alterações tanto na mulher como no homem.

Exames solicitados no diagnóstico da infertilidade feminina

O diagnóstico da infertilidade feminina demanda uma avaliação clínica completa, incluindo exames específicos que serão realizados de acordo com a suspeita levantada nas análises iniciais realizadas pelo médico especialista.

De modo geral, os principais exames são:

  • Ultrassonografia transvaginal para contagem de folículos antrais;
  • Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal para endometriose;
  • Dosagem dos hormônios — FSH, LH, estradiol, progesterona, prolactina e TSH;
  • Dosagem de hormônio antimulleriano;
  • Histerossalpingografia;
  • Biópsia do endométrio.

Entre em contato com uma clínica especializada e realize o tratamento ideal!

Qual profissional realiza o diagnóstico e o tratamento?

O profissional mais adequado para realizar o diagnóstico da infertilidade feminina é o médico ginecologista e obstetra especializado em reprodução humana. Esse profissional desempenha um papel fundamental na identificação e tratamento da condição, podendo orientar o indivíduo ou casal sobre as prováveis causas da infertilidade feminina e que caminhos devem percorrer para realizar o sonho de ter filhos.

O tratamento para a infertilidade pode variar conforme a causa e gravidade do problema. Medicamentos, cirurgias e técnicas avançadas de reprodução assistida, como inseminação artificial e fertilização in vitro, são algumas abordagens que podem ser realizadas. O objetivo é corrigir ou contornar as causas após o diagnóstico da infertilidade feminina.

Em síntese, o diagnóstico da infertilidade feminina é uma abordagem que combina avaliação clínica detalhada e exames especializados para proporcionar uma compreensão das causas, permitindo assim um tratamento eficaz.

Para saber mais, entre em contato com a Clínica Pronatus e agende uma consulta.

Fontes:

Clínica Pronatus

Ministério da Saúde

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus