Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Opções de tratamento para infertilidade feminina

Mulher jovem e branca segurando um teste de gravidez e com uma expressão de frustração.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Considerada como um grande empecilho na concepção, a infertilidade feminina pode ter diversas causas e opções de tratamento. Saiba mais ao longo do texto

 A infertilidade feminina refere-se à dificuldade de uma mulher em conceber ou levar uma gravidez a termo. Pode ser causada por vários fatores, como distúrbios hormonais, problemas estruturais nos órgãos reprodutivos, disfunção ovulatória, endometriose, entre outros.

Seu diagnóstico inclui uma avaliação médica abrangente, onde são realizados diversos exames. Já o tratamento para infertilidade feminina pode contar com medicamentos, intervenções cirúrgicas e técnicas de reprodução humana assistida.

Realize uma avaliação da sua fertilidade!

Quais são as causas para a infertilidade feminina?

Antes de abordar o tratamento para infertilidade feminina, é essencial entender suas causas. Algumas mais frequentes são:

  • Distúrbios ovulatórios: problemas na ovulação podem levar à infertilidade. Isso pode incluir síndrome do ovário policístico (SOP), disfunção hormonal, menopausa precoce ou distúrbios da tireoide;
  • Anormalidades dos órgãos reprodutivos: algumas condições podem afetar a estrutura dos órgãos reprodutivos, como malformações uterinas, pólipos uterinos, miomas uterinos ou obstruções nas tubas uterinas;
  • Endometriose: nessa condição, o tecido que normalmente reveste o útero (endométrio) cresce fora dele. Isso pode causar inflamação, cicatrizes e aderências que afetam a fertilidade;
  • Problemas nas tubas uterinas: danos ou obstruções nas tubas uterinas podem impedir que a fecundação — que é o encontro do espermatozoide com ovulo — ocorra e o embrião fertilizado chegue ao útero;
  • Idade avançada: conforme a mulher envelhece, sua fertilidade diminui, principalmente após os 35 anos. Essa mudança fértil acontece devido à diminuição da reserva ovariana e à redução na qualidade dos óvulos;
  • Doenças crônicas: algumas condições médicas, como diabetes, doenças autoimunes, doenças renais ou hepáticas, podem afetar a fertilidade.

Quais os principais tratamentos para infertilidade feminina?

Felizmente, existem diversas formas de tratamento para infertilidade feminina. Cada um personalizado com base nas causas da infertilidade, é claro. Compreenda melhor algumas formas de tratamento para infertilidade feminina a seguir.

Cirurgias

Em casos que envolvem anomalias estruturais nos órgãos reprodutivos, como malformações uterinas, pólipos ou miomas uterinos, a cirurgia pode ser realizada para corrigir ou remover essas condições.

Namoro programado

Também conhecido como “coito programado”, esta opção de tratamento para infertilidade feminina conta com o apoio de medicamentos para estimular a ovulação. Em sequência, o casal tem relações sexuais programadas em momentos estratégicos durante o ciclo menstrual, com o objetivo de aumentar as chances de concepção e, consequentemente, de uma gravidez bem-sucedida.

Fertilização in vitro

A fertilização in vitro (FIV) é muito buscada em casos de infertilidade. Nela, os óvulos são coletados e fertilizados com os espermatozoides em laboratório.

Depois disso, os embriões são então transferidos para o útero, maximizando as chances de concepção. Ela pode ser recomendada como forma de tratamento para infertilidade feminina em vários casos, como por exemplo de distúrbios ovulatórios, endometriose, falha na concepção com outros tratamentos ou quando a causa da infertilidade é desconhecida.

Agende uma consulta para tratar a sua infertilidade!

Inseminação artificial

Uma técnica de tratamento para infertilidade feminina, a inseminação artificial envolve a introdução do esperma do parceiro (ou de um doador) diretamente no útero. Esse procedimento visa aumentar as chances de fertilização, permitindo que os espermatozoides alcancem as tubas uterinas mais facilmente e fertilizem o óvulo.

A inseminação artificial pode ser é muito utilizada no tratamento de casos de distúrbios ovulatórios, problemas cervicais (como muco cervical hostil) ou quando a causa da infertilidade é desconhecida. É um procedimento menos invasivo e mais acessível em comparação com outras técnicas de reprodução assistida. Assim como na FIV, seu sucesso também pode variar de acordo com outros fatores.

ICSI

A injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) pode ser utilizada no tratamento para infertilidade feminina quando há problemas relacionados aos espermatozoides. Atualmente é a forma mais utilizada, sendo importante ressaltar que a ICSI deve ser realizada em conjunto com a fertilização in vitro (FIV), sendo apenas uma etapa dentro do tratamento mais amplo da infertilidade feminina.

Doação de óvulos

Nos casos de menopausa precoce ou envolvendo problemas na qualidade dos óvulos, o uso de óvulos doados pode ser uma opção viável. Este processo envolve diversas etapas, como seleção cuidadosa da doadora, estímulo ovariano, coleta, fertilização e transferência para o útero da pessoa responsável pela gestação do bebê.

A doação de óvulos oferece uma opção de tratamento viável para mulheres que não podem produzir óvulos saudáveis ou viáveis. Com o auxílio da doação de óvulos, a receptora mantém a oportunidade de engravidar e levar a gestação adiante com óvulos doados.

No geral, o acompanhamento médico com um especialista em reprodução humana é essencial em todo o processo, desde o diagnóstico até possíveis formas de tratamento para infertilidade feminina. Entre em contato com a Clínica Pronatus e agende sua consulta agora.

Fontes:

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde

Hospital Sírio Libanês

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus