Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para os tipos de miomas uterinos

imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Os miomas uterinos são crescimentos não cancerosos que se desenvolvem no útero, podendo alterar sua estrutura e funcionamento

Os miomas uterinos são tumores benignos que se formam no tecido muscular do útero, geralmente em mulheres na idade reprodutiva. Esse tipo de alteração pode causar diversos sintomas, como sangramento uterino anormal, dor pélvica, aumento do volume abdominal e infertilidade.

Compreender os diferentes tipos de miomas uterinos e seus possíveis tratamentos é essencial para garantir o cuidado adequado e trazer qualidade de vida para as mulheres afetadas por essa condição. Entenda a seguir quais são as opções tratamento para os tipos de miomas uterinos e qual profissional realiza o tratamento. Entenda!

Entre em contato e realize já o tratamento para os tipos de miomas uterinos

Quais os tipos de miomas uterinos

Os miomas uterinos podem ter diferentes tamanhos, formas e localizações, dependendo do local em que se originam na parede uterina. Os principais tipos de miomas uterinos são o subseroso, o intramural e o submucoso. Saiba mais sobre cada um deles e sobre as opções de tratamento para os tipos de miomas uterinos

Mioma subseroso

O mioma subseroso é aquele que cresce na parte mais externa do útero, chamada de serosa. Este mioma pode se projetar para fora do órgão ou ficar ligado por um pedículo. Normalmente, esse tipo de mioma não causa sintomas, a menos que seja muito grande e comprima os órgãos adjacentes, como a bexiga, o intestino ou os nervos pélvicos.

Mioma intramural

O mioma intramural é o mais comum e se desenvolve entre as paredes do útero, chamadas de miométrio. Ele pode causar sintomas como sangramento uterino anormal, cólica, dor pélvica, aumento do volume abdominal e dificuldade para engravidar.

Esse tipo de mioma pode interferir na contração do útero e na circulação sanguínea do endométrio, prejudicando a fixação do embrião.

Mioma submucoso

Um dos tipos de mioma uterinos menos frequente é o submucoso, que se localiza na parte mais interna do útero, chamada de endométrio. Ele pode se projetar para dentro da cavidade uterina e afetar a fixação do embrião.

Além disso, esta é a condição que mais causa sintomas, como sangramento uterino anormal, anemia, dor pélvica e infertilidade, podendo provocar alterações na espessura e na forma do endométrio, dificultando a implantação do óvulo fecundado.

Entre em contato e realize já o tratamento para os tipos de miomas uterinos

Opções de tratamento para os tipos miomas uterinos

Os tratamentos dos tipos de miomas uterinos variam de acordo com fatores como tamanho, localização, sintomas e desejo reprodutivo da mulher. Algumas opções terapêuticas incluem administração de medicamentos anti-inflamatórios e hormonais para alívio e controle do crescimento dos miomas, assim como cirurgias — que vão desde a retirada dos miomas até a remoção do útero todo, em casos graves.

Há alternativas menos invasivas, como a embolização — que bloqueia o suprimento sanguíneo dos miomas para reduzi-los. Além disso, há tratamentos com hormônios, como anticoncepcionais orais, DIUs e análogos da gonadotrofina, que regulam o ciclo e reduzem sangramentos.

No caso das opções cirúrgicas, há a opção de realizar a miomectomia e histerectomia, geralmente indicadas para casos graves. A primeira metodologia remove os miomas uterinos e preserva o órgão, enquanto a segunda remove o útero inteiro, caso seja a única forma definitiva de cura.

Qual profissional realiza o tratamento dos tipos miomas uterinos

O profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento dos tipos de miomas uterinos é o ginecologista, um médico especialista em saúde da mulher. Ele pode solicitar exames de imagem, como ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética, a fim de avaliar o tamanho, a forma e a localização dos miomas.

Além disso, o médico ginecologista pode indicar o melhor tratamento para cada caso, de acordo com os sintomas, a idade e o desejo reprodutivo da mulher. A Clínica Pronatus conta com profissionais qualificados e especializados em ginecologia e infertilidade, e pode lhe oferecer o atendimento adequado para o seu caso, considerando todos os aspectos.

Entre em contato e realize já o tratamento para os tipos de miomas uterinos

Portanto, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Clínica Pronatus

Sociedade Portuguesa de Ginecologia

Ministério da Saúde

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus