Quais são os 3 tipos de miomas uterinos?

imagem ilustrativa

Os sintomas e a probabilidade de infertilidade são diferentes entre os tipos de miomas uterinos

Miomas uterinos são tumores benignos que se desenvolvem nas camadas musculares do útero. Menos da metade das mulheres sente sintomas decorrentes dessa condição. Os tipos de miomas uterinos são classificados considerando a dimensão e a localização no útero, podendo ser intramural, submucoso e subseroso.

Entre em contato e agende sua consulta

Quais são as características do mioma intramural?

O mioma intramural é um dos tipos de miomas uterinos que surge na parede uterina. O aparecimento dessa massa está frequentemente associado a alterações hormonais, principalmente do estrogênio. Dependendo do tamanho, ele pode distorcer a parede interna ou externa do útero.

Sintomas

Alguns dos sinais desse tipo de mioma uterino são: Também pode apresentar:

• Dor abdominal;
  • Sangramento menstrual anormal e fora do período menstrual;
  • Cólicas intensas;
  • Contrações;
  • Aumento do volume abdominal.

Riscos

Um dos principais riscos do mioma intramural é a infertilidade devido à distorção da cavidade uterina. Esse tipo de mioma uterino também pode comprimir órgãos próximos, como a bexiga e o intestino.

Tratamentos

Os tratamentos do mioma intramural variam entre medicamentos, como anticoncepcionais, DIU hormonal e anti-inflamatórios, e cirurgias, como miomectomia e histerectomia.

Quais são as características do mioma submucoso?

O mioma submucoso é outro dos tipos de miomas uterinos. Ao se desenvolver no interior do útero, causa sangramentos por alterar a cavidade uterina e o endométrio, que é a camada interna eliminada durante a menstruação e responsável por receber o embrião durante a gestação.

Sintomas

Entre os principais sintomas do mioma submucoso estão sangramentos intensos, característica comum entre os tipos de miomas uterinos, dificuldade para engravidar e abortos espontâneos.

Riscos

Além dos problemas relacionados à infertilidade, esse tipo de mioma uterino também provoca abortos e partos prematuros em casos de gravidez. Outro risco é o desenvolvimento de anemia por causa da perda excessiva de ferro nos sangramentos.

Tratamentos

Entre as possibilidades de tratamentos para o mioma submucoso está a prescrição de medicamentos para alívio dos sintomas e a indicação cirúrgica para a remoção do tumor.

Entre em contato e agende sua consulta

Quais são as características do mioma subseroso?

Mais um dos tipos de miomas uterinos é o subseroso, que cresce na superfície externa do útero. Esse tumor não costuma apresentar sinais quando ainda é pequeno, apenas quando atinge grandes volumes.

Sintomas

Como o desenvolvimento do mioma subseroso é externo, entre os principais sintomas estão a sensação de pressão no abdômen, dor durante as relações sexuais, vontade frequente de urinar e prisão de ventre.

Riscos

Apesar de não comprometer a fertilidade, como os outros tipos de miomas uterinos, esse tumor pode acarretar complicações na gestação, como abortos, anomalias no feto e partos prematuros.

Tratamentos

O tratamento desse tipo de mioma uterino pode ser medicamentoso, como é o caso dos anticoncepcionais, ou cirúrgico, dependendo do impacto dos sintomas e da necessidade de retirada.

Entre em contato e agende sua consulta

Qual a relação dos tipos de miomas uterinos com a infertilidade?

Entre os tipos de miomas uterinos, apenas o subseroso tem uma menor relação com a infertilidade. As alterações na cavidade uterina causadas pelos tipos intramural e submucoso dificultam a fixação do embrião para iniciar a gestação. Também provocam abortos espontâneos e partos prematuros em gestantes.

No entanto, vale lembrar que os tipos de miomas uterinos não costumam ser o único fator para a infertilidade feminina. O profissional deve investigar a saúde geral da paciente para descartar outras condições médicas e prosseguir com o tratamento ideal.

A Pronatus é uma clínica especializada em reprodução assistida e no cuidado com a saúde da mulher. Agende agora uma consulta!

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia