Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quanto custa congelar os óvulos?

Médico manuseando frascos para congelamento, evidenciando o procedimento de congelar os óvulos.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

 Saiba em detalhes como funciona o procedimento e como congelar os seus óvulos

No mundo de hoje, as mulheres ganharam novas obrigações, desejos e aumentaram a sua expectativa de vida. Com novas prioridades, a maternidade acaba sendo adiada cada vez mais. No entanto, o corpo feminino não deixa de envelhecer e perder a sua capacidade fértil com o passar dos anos.

Felizmente, hoje as mulheres que decidem tomar a decisão de ter filhos para depois podem optar pela ideia de congelamento de óvulos. No entanto, essa ideia é frequentemente acompanhada da pergunta: quanto custa congelar óvulos?

A técnica de congelamento de óvulos já existe há muitos anos, mas o problema de quanto custa congelar óvulos acaba sendo uma barreira para muitas mulheres que desejam optar pelo procedimento.

Conheça mais sobre o procedimento e entenda quanto custa o congelamento de óvulos.

Como é o processo de congelamento de óvulos?

Com a técnica de vitrificação sendo realizada há cerca de quinze anos, a resposta para a pergunta “quanto custa o congelamento de óvulos?” ficou mais acessível, fazendo com que a opção fosse uma possibilidade para mais mulheres.

Tudo começa com uma série de exames feitos na mulher. Assim que for confirmado que ela está apta para o congelamento de óvulos, é feito um tratamento hormonal para estimular o amadurecimento de mais óvulos. Após esse tratamento, é realizado um procedimento chamado ecografia transvaginal.

Neste momento, é inserida uma agulha no ovário da mulher para aspirar o líquido em que os óvulos ficam concentrados. Todo o procedimento é feito com anestesia e as complicações envolvendo a saúde da mulher são muito raras, ou seja, trata-se de um procedimento seguro.

Em geral, ao optar pela pesquisa de quanto custa congelar óvulos, a mulher pode se questionar por quanto tempo eles poderão ficar congelados. A resposta é que os óvulos não têm um prazo de validade depois de congelados, já que eles passam por processos como a vitrificação e são armazenados a uma temperatura de -196°C.

Ainda que o congelamento de óvulos seja muito comum entre mulheres que desejam engravidar mais tarde por desejo próprio, é indicado que alguns perfis de mulheres busquem pelo congelamento de óvulos, como:

  • Pacientes oncológicas;
  • Mulheres que priorizam a carreira no momento;
  • Mulheres que ainda não encontraram um parceiro;
  • Mulheres a partir dos 35 anos.

Quais os custos do congelamento de óvulos?

Ao se questionar quanto custa congelar óvulos, a mulher pode se deparar com uma série de valores bem diferentes entre si. Isso porque, ao se pensar em quanto custa o congelamento de óvulos, é importante ter em mente que uma série de fatores precisam ser levados em conta. Conheça os principais a seguir:

Custo do procedimento

Antes de qualquer coisa, a mulher precisa estar ciente que a maior parte do valor do congelamento de óvulos está no procedimento em si. Este valor pode variar muito, uma vez que cada clínica leva em consideração custos com honorários médicos, laboratório, equipamentos e corpo clínico. De forma geral, os valores mais praticados são entre R$10 mil e R$20 mil.

Custos da manutenção

Para que os óvulos permaneçam armazenados em criopreservação, é importante que a paciente arque com os custos de manutenção — que devem ser pagos periodicamente —, variando também de acordo com os fatores avaliados pela clínica de reprodução humana sobre o armazenamento.

Valores da medicação

Além da coleta e da manutenção, a preocupação com quanto custa congelar óvulos também abrange a necessidade de pagar pelo custo dos medicamentos que serão utilizados pela mulher na coleta dos óvulos, além dos exames laboratoriais, algo que pode variar muito entre pacientes.

Quando fazer o congelamento de óvulos?

Em geral, não existe uma idade máxima para o congelamento de óvulos. No entanto, a mulher nasce com cerca de 7 milhões de óvulos e chega aos 42 anos com menos de 25 mil. Ou seja, com o avançar da idade, menores são as chances de engravidar.

Além disso, os óvulos estarão com uma baixa qualidade, já que terão mais anos de vida. Por isso, geralmente é indicado que a mulher congele os óvulos até os 35 anos e engravide, no máximo, até os 50 anos.

Mais do que entender quanto custa congelar óvulos, a mulher precisa entender que sua idade reprodutiva é determinante para o sucesso do tratamento que pode ou não dar certo. Por isso, é fundamental alinhar as expectativas com o médico e contar com uma boa clínica de Reprodução Humana Assistida.

Para saber mais sobre congelamento de óvulos e outros procedimentos, entre em contato e agende uma consulta com os especialistas da Clínica Pronatus.

Fonte:

Sociedade Brasileira Reprodução Humana

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus