Saiba os principais critérios de indicação do tratamento que visa preservar a fertilidade feminina
O congelamento de óvulos é uma técnica especializada que tem como objetivo a preservação da fertilidade através da criopreservação. Esse procedimento tem se tornado cada vez mais recorrente nos últimos tempos — um aumento de 30% desde 2020.
Quando há indicação para o congelamento de óvulos, a paciente é submetida ao processo de estímulo ovariano para a posterior coleta dos óvulos, e finalizando com os gametas sendo armazenados a uma temperatura extremamente baixa. Geralmente, o tratamento é destinado a pacientes que buscam tardar a maternidade, seja por razões pessoais, profissionais ou de saúde.
Além disso, pode ser uma alternativa para quem necessita submeter-se a tratamentos potencialmente impactantes na sua capacidade reprodutiva, como a quimioterapia.
Dê um passo em direção ao futuro que você deseja com o congelamento de óvulos!
Como é feito o congelamento de óvulos
Quando é indicado o congelamento de óvulos, a paciente passa por um processo cauteloso direcionado por uma equipe médica especializada. Em suma, o procedimento pode ser esclarecido em alguns passos.
- Estímulo da ovulação: o primeiro passo do processo requer a indução do aumento do número de folículos ovarianos por meio de hormônios. Isso porque as mulheres costumam liberar somente um óvulo por ciclo menstrual. Contudo, quando é indicado o congelamento de óvulos, é preciso ampliar essa quantidade.
- Avaliação: os óvulos são monitorados e avaliados em relação à sua qualidade e maturidade. Apenas os de qualidade morfológica adequada para inseminação são preservados. Eles são armazenados em nitrogênio líquido por meio da técnica de vitrificação;
- Vitrificação: essa técnica impede a formação de cristais de gelo dentro das células. Uma vez congelados a -196°C, os óvulos entram em um estado metabolicamente inativo, permanecendo suspensos, e então, podendo ser conservados nesse estado por vários anos.
Para quem é indicado congelamento de óvulos
Além da possibilidade de deixar a gravidez para um momento futuro — seja por razões pessoais ou profissionais —, as principais indicações são:
- Para pacientes submetidas a tratamentos contra o câncer, como quimioterapia ou radioterapia, que podem impactar tanto a qualidade quanto a quantidade dos óvulos;
- Quando sofrem de condições como anemia falciforme, lúpus ou endometriose, que dificultam ou impedem a concepção imediata;
- Mulheres com histórico familiar de menopausa precoce, que pode encurtar o período reprodutivo;
- Para as que planejam realizar Fertilização In Vitro, mas carecem de uma quantidade suficiente de espermatozoides do parceiro ou de um doador;
- Homens em transição de gênero que desejam preservar a oportunidade de ter filhos biológicos no futuro.
Vale ressaltar que, quando é indicado o congelamento de óvulos, os médicos recomendam realizar a coleta dos óvulos em idade mais jovem, ou seja, até os 35 anos, quando a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos estão em níveis altos.
Saiba qual é o tratamento mais indicado para você!
Benefícios do congelamento de óvulos
Há inúmeros benefícios ao realizar a técnica, os quais são repassados pelo médico à paciente quando é indicado o congelamento de óvulos. Primeiramente, o procedimento visa proteger os óvulos, pois é crucial para preservar a capacidade reprodutiva.
Além disso, a preservação dos óvulos desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade genética, diminuindo os riscos de doenças congênitas, que podem estar relacionadas à idade materna avançada.
A preservação dos óvulos não apenas resguarda a integridade genética do futuro bebê, mas também aumenta significativamente as chances de uma gravidez bem-sucedida no futuro.
Sobretudo, quando é indicado o congelamento de óvulos, também se concretiza a autonomia e flexibilidade, que concedem o poder de decisão sobre a maternidade, permitindo escolhas mais conscientes e alinhadas com as circunstâncias individuais de cada pessoa.
Qual profissional procurar para o procedimento
O profissional apropriado para realizar o congelamento de óvulos é um médico especialista em reprodução humana assistida — uma área da ginecologia e obstetrícia que se dedica ao estudo e tratamento dos problemas de infertilidade e esterilidade.
A Clínica Pronatus conta com um time de profissionais especializados, que realizam as técnicas de preservação de óvulos e sêmen. Esses profissionais têm experiência e conhecimento específico para orientar quando é indicado o congelamento de óvulos, além de realizar os exames necessários, acompanhar o tratamento e iniciar o procedimento com segurança.
Entre em contato e agende uma consulta para saber mais e obter as recomendações específicas.
Fontes: