Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Existe idade ideal para congelar os óvulos?

imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Muitas mulheres se questionam sobre idade ideal para congelar os óvulos e preservar a fertilidade por mais tempo 

Trabalho, faculdade, cursos, vida corrida e a rotina podem fazer com que muitas mulheres adiem a maternidade. No entanto, o passar do tempo pode ser um empecilho para aquelas que, ainda assim, desejam ser mães, uma vez que a idade é um dos principais fatores que afetam a fertilidade.

No entanto, hoje em dia, é possível planejar a maternidade com mais calma, graças à evolução da Medicina. Felizmente, podemos contar com técnicas como o congelamento de óvulos.

No entanto, muitas mulheres têm dúvidas sobre o melhor momento para realizar esse procedimento. Leia aqui e entenda qual a idade ideal para congelar os óvulos, além de outras informações importantes.

Entre em contato conosco e agende sua consulta

Qual a relação da idade com a fertilidade feminina?

A relação entre idade e fertilidade feminina é muito próxima. Uma das principais consequências do envelhecimento é a diminuição da reserva ovariana. Com menos óvulos de qualidade disponíveis, também se reduzem as chances de engravidar. Em geral, essa relação se dá da seguinte maneira:

  • Pico de fertilidade: ocorre, geralmente, dos 20 aos 30 anos;
  • Declínio gradual: ocorre, geralmente, após os 30 anos, e afeta a quantidade e a qualidade dos óvulos;
  • Declínio acentuado: após os 35 anos, o declínio se torna maior, com a qualidade dos óvulos diminuindo drasticamente.

Por esse motivo, muitas mulheres que desejam engravidar mais tarde e querem preservar a fertilidade se questionam sobre a idade ideal para congelar os óvulos, com o intuito de preservar a maior quantidade possível de gametas de qualidade.  

Existe idade ideal para congelar os óvulos?

Considerando que o envelhecimento é um dos principais fatores de infertilidade, podemos dizer que sim, existe uma idade ideal para congelar os óvulos. Ainda que o termo “ideal” não seja correto, uma vez que em qualquer fase da idade reprodutiva esse tratamento possa ser realizado, a época mais recomendada pelos especialistas é antes dos 30 anos.

No entanto, muitas mulheres podem tomar a decisão de realizar o tratamento após esse período. Nesse sentido, a idade ideal para congelar os óvulos pode ser estendida até os 35 anos, desde que estejam em boa quantidade e qualidade atestadas em exames prévios.

Entre em contato conosco e agende sua consulta

O que influencia no sucesso da gravidez com óvulos congelados?

Até aqui discutimos a idade ideal para congelar os óvulos. A partir de então precisamos saber o que influencia no sucesso da gravidez, e isso depende de vários fatores. Aqui, listamos alguns com breves explicações:

  • Idade: mulheres mais jovens tendem a ter óvulos de melhor qualidade e maior taxa de sucesso na implantação e desenvolvimento do embrião;
  • Qualidade dos óvulos: quanto melhor a qualidade, maiores as chances de sucesso;
  • Número de óvulos congelados: mais óvulos oferecem mais oportunidades para seleção e fertilização bem-sucedida;
  • Saúde uterina: problemas no útero como miomas, pólipos ou anormalidades estruturais podem reduzir as chances de sucesso;
  • Saúde do parceiro: a qualidade do espermatozoide do parceiro ou doador também desempenha um papel importante na fertilização e no desenvolvimento embrionário;
  • Histórico médico: diabetes, pressão alta, distúrbios hormonais etc. podem influenciar o sucesso da gravidez. Alguns medicamentos também podem comprometer a fertilidade e implantação;
  • Estilo de vida: tabagismo, consumo de álcool em excesso, obesidade e má alimentação compõem um cenário totalmente desfavorável para a fertilidade;
  • Protocolo de FIV: monitoramento do desenvolvimento dos folículos e o momento da transferência embrionária, também podem influenciar o sucesso;
  • Aconselhamento genético: se houver preocupações com histórico genético, realizar testes genéticos nos embriões antes da transferência pode aumentar as chances de seleção de embriões saudáveis.

Os fatores listados acima nos mostram que a questão sobre idade ideal para congelar os óvulos deve vir acompanhada de outros questionamentos importantes para o sucesso de uma gravidez. Por isso, o importante é que todo o processo seja feito com devido acompanhamento médico.

Quer saber um pouco mais sobre a idade ideal para congelar os óvulos? Entre em contato com a Pronatus e saiba mais.

Fontes:

Conselho Federal de Medicina (CFM)

Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus