Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Fertilização in vitro: como o valor é calculado?

O médico com luvas de látex marrons controla a verificação do processo de fertilização in vitro dentro das placas de Petri com a ajuda do microscópio no laboratório de fertilização in vitro.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

O valor só pode ser informado depois de uma consulta e realização de exames específicos para avaliar o estado de saúde dos pacientes

A fertilização in vitro (FIV) é um dos tratamentos de reprodução humana assistida que apresenta as maiores taxas de sucesso, sendo responsável por realizar o sonho de muitas pessoas que não conseguem engravidar naturalmente. Claro que a confirmação da gravidez pela FIV depende de muitos fatores, assim como acontece com a geração espontânea, mas uma das maiores dúvidas de quem recorre a esse procedimento é saber o valor da fertilização in vitro.

Na fertilização in vitro, a fecundação do óvulo com o espermatozoide acontece em laboratório, formando embriões que serão cultivados e transferidos ao útero materno para possibilitar a gravidez. Saber o valor da fertilização in vitro depende de uma avaliação e exames clínicos realizados pelos pacientes, já que cada um possui um histórico diferente e o procedimento envolve diversas etapas. Além do mais, o Conselho Federal de Medicina (CFM) só permite que o valor da fertilização in vitro seja divulgado após essa análise clínica feita pessoalmente.

Realize a sua FIV conosco. Agende a sua primeira consulta!

Como é feita a fertilização in vitro?

A fertilização in vitro é considerada uma técnica de reprodução assistida de alta complexidade, pois envolve várias etapas para que seja bem-sucedida. O primeiro passo é a realização de vários exames que servem para identificar as causas de infertilidade, entre eles exames de sangue, dosagem hormonal, ultrassonografia pélvica, abdominal e exames genéticos.

Após essa análise, as etapas da FIV podem ser divididas em:

  • Estimulação ovariana por meio de medicamentos hormonais;
  • Aspiração folicular feita em ambiente cirúrgico com sedação da paciente para a retirada dos óvulos;
  • Coleta dos espermatozoides por ejaculação. Em casos de ausência de gametas no sêmen, eles podem ser obtidos em um banco de sêmen ou retirados diretamente dos testículos ou epidídimos;
  • Fecundação dos óvulos e espermatozoides em laboratório de modo tradicional ou pela técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), na qual um espermatozoide é introduzido em cada óvulo;
  • Cultivo e seleção dos melhores embriões para serem transferidos ao útero materno ou serem congelados para uso posterior;
  • Preparação do útero com medicamentos para receber os embriões transferidos por meio de um cateter bem fino.

O que influencia o valor da fertilização in vitro?

Como vimos, o procedimento é composto por várias etapas, sendo que algumas podem ser necessárias ou não, o que influencia no valor da fertilização in vitro. Por exemplo, alguns exames exigidos para investigar a saúde do casal podem não ter cobertura dos planos de saúde.

Os honorários médicos de toda a equipe envolvida no processo, como médicos e enfermeiros, assim como a infraestrutura da clínica também interferem no valor da fertilização in vitro. O sucesso de cada fase da FIV depende da capacidade técnica de profissionais altamente especializados e a tecnologia utilizada no processo (aparelhos de ultrassonografia, incubadoras e laboratório próprio).

O tratamento pode ficar mais caro por conta dos medicamentos utilizados na estimulação ovariana, pois são comercializados apenas em distribuidoras especializadas. Além disso, se houver necessidade, o paciente pode ter de congelar os embriões ou óvulos excedentes para uma segunda tentativa de FIV ou para ter outro filho no futuro. A clínica irá cobrar pela criopreservação e uma taxa para manter o material genético congelado e armazenado em ambiente apropriado.

Realize a sua FIV conosco. Agende a sua primeira consulta!

Como é calculado o valor final da fertilização in vitro?

O valor da fertilização in vitro é calculado com base nos procedimentos realizados, infraestrutura da clínica, número de tentativas realizadas, nível técnico dos especialistas e outros fatores já mencionados.

Por ser um procedimento de alta complexidade e com custos elevados, muitos casais podem ter dificuldades para realizar a FIV. Pensando nisso, a Pronatus oferece tratamentos de reprodução humana adequando os custos às condições econômicas do casal por meio do PROFERT. O programa faz uma análise do perfil socioeconômico para disponibilizar medicamentos a preços inferiores e descontos nos honorários médicos.

Para saber mais informações a respeito, entre em contato e agende uma consulta com os especialistas da Pronatus.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana: SBRH

Clínica Pronatus

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus