Agende sua consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados?

imagem ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

A idade da paciente no momento da coleta dos óvulos é um dos fatores que mais influenciam no processo de fertilização

O congelamento de óvulos ou embriões é uma opção para quem deseja preservar a fertilidade com o intuito de ter filhos futuramente. Sem previsão para a fertilização acontecer, surge a dúvida de por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados, o que será explicado no conteúdo a seguir.

Como é realizado o congelamento de óvulos e embriões?

Para saber por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados, é preciso entender como ocorre o processo de congelamento. O procedimento começa com o acompanhamento médico para a avaliação das condições de saúde da paciente e da possibilidade de uma futura fertilização em vitro (FIV).

Após os exames, o passo seguinte é a estimulação ovariana com hormônios por aproximadamente 10 dias, com o objetivo de aumentar a produção de óvulos. Na data estipulada pelo médico, eles são coletados e congelados em nitrogênio líquido.

Entre em contato e agende sua consulta

Congelamento de óvulos

É recomendado o congelamento de cerca de 12 óvulos. Como a saúde e qualidade deles dependem de fatores como a idade da mulher, uma coleta menor em pacientes mais jovens pode ter resultados melhores do que uma quantidade maior em idades mais avançadas.

A vitrificação é o principal método utilizado, porque congela os óvulos em poucos segundos e usa crioprotetores, substâncias que protegem de danos do congelamento. Esses cuidados dificultam a formação de cristais de gelo no interior da célula e impedem rompimentos.

Congelamento de embriões

Como, na FIV, os óvulos são fecundados fora do corpo e posteriormente introduzidos no útero, alguns embriões não são inseridos para evitar a gestação múltipla. Nesse caso, os excedentes podem ser congelados para o uso em uma tentativa futura.

A utilização de embriões congelados elimina a necessidade de uma nova estimulação ovariana, retirada de óvulos e fecundação externa, caso seja necessária uma segunda fertilização in vitro.

Antes de saber por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados, é importante compreender que a segurança do congelamento é devida às etapas, que são:

  • Conservação do embrião em um ambiente livre da formação de cristais de gelo dentro da célula;
  • Armazenamento do embrião em recipiente resfriado com nitrogênio líquido;
  • Etiquetagem dos recipientes com o embrião.

Entre em contato e agende sua consulta

E como é realizado o descongelamento?

O principal aspecto que influencia em por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados é o armazenamento. Os cuidados nas fases de congelamento e descongelamento são responsáveis pela preservação da qualidade do material.

Os óvulos e embriões são descongelados apenas no momento do uso e em ambiente controlado no laboratório. O processo de aquecimento começa com o contato com uma solução a 37ºC e finaliza com outras em temperatura ambiente.

Por quanto tempo os óvulos podem ficar congelados?

Não existe uma limitação por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados. Alguns ficam por até 10 anos, pois a qualidade não é afetada com o tempo de congelamento. A idade dos óvulos na época em que foram retirados e armazenados interfere mais na probabilidade de engravidar.

O longo tempo de preservação acontece porque o congelamento dos óvulos gira em torno de 196 graus Celsius negativos, temperatura que interrompe as atividades celulares dos óvulos e conserva suas características. Quanto mais jovens, maior a chance de que sobrevivam pelo menos 90%.

Além de não existir a preocupação de por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados, o aumento da chance de gravidez nesses casos é outra vantagem. Como não é mais necessária a estimulação ovariana, possíveis efeitos colaterais que interferem na gestação diminuem.

Por quanto tempo os embriões podem ficar congelados?

Como não existe um prazo definido de por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados, alguns dos embriões permanecem armazenados por tempo superior a 30 anos.

Assim como no caso dos óvulos, a qualidade não é afetada pelo tempo de congelamento do embrião. Eles mantêm o vigor do momento em que foram aspirados e fecundados externamente.

Agora que você já sabe que não é possível limitar por quanto tempo os óvulos e embriões podem ficar congelados, podendo preservar a qualidade mesmo por décadas, procure um especialista para fazer uma avaliação e solucionar as dúvidas.

Agende uma consulta com a Clínica Pronatus.

Fontes:

Associação Brasileira de Reprodução Assistida

A Pronatus oferece um laboratório próprio, especializado e com corpo técnico qualificado para a realização das técnicas de reprodução assistida, objetivando melhores resultados e controle dos procedimentos.

Saiba mais

Clínica Pronatus